domingo, julho 21, 2013

Chile para Crianças: Parte 1

Promessa é dívida. Demorou um pouquinho porque eu precisava de um tempo pra organizar as informações e torná-las fáceis de entender. Passamos uma semana em Santiago do Chile no final de junho e vou relatar aqui o roteiro que fizemos. Separei em 2 partes pra não ficar cansativo, ok? 

A viagem de São Paulo à Santiago fizemos pela TAM. Voo rápido, mas ainda num daqueles aviões que não tem tv individual, ou seja, leve seu dvd portátil ou iPad pra distrair as crianças na viagem. Voamos à noite, Leo deu um cochilo antes mesmo do jantar ser servido,mas acordou a tempo de ver a Cordilheira dos Andes nos preparativos da descida (sim, ela pode ser vista até à noite!).

No dia em que chegamos após uma maravilhosa dormida (ficamos no Hotel Marina Los Condes) fomos trocar o dinheiro no câmbio. A localização do hotel é perfeita, próximo do Shopping Parque Arauco (dá pra ir a pé atravessando o parque numa linha reta!) e com uma estação de metrô e bancos (Itaú, Santander) e casas de câmbio na esquina! Além de super confortável, café da manhã perfeito e funcionários muito educados e atenciosos. Olha a vista da piscina na cobertura do hotel! Ver a Cordilheira assim tão perto é de tirar o fôlego!

O primeiro dia usamos pra nos situar e agradar o pequeno. Fomos até o Cerro San Cristobal de metrô. Leo nunca tinha andado, então foi uma aventura. Metrô limpo, seguro e fácil de andar, virou nosso meio de locomoção favorito na cidade! No Cerro, fizemos a subida no Funicular, um bondinho muito charmoso. Essa é a entrada do Funicular (parece um castelo), numa pracinha cheia de barraquinhas e "atrativos" pra crianças como foto com um lhama de verdade ou o Tigrão. Claro que você paga pela foto, claro que fugimos da pegadinha.

Na subida, pare no Zoológico. Você só pode parar na subida, nunca na descida. O Zoo é bem legal, vários animais (boa parte deles estressado com o espaço pequeno, é verdade), mas bem cansativo. Você desce todo o cerro (morro) vendo os bichos e só depois se dá conta que vai ter que subir todo caminho na volta! Nada de crianças no colo, vocês vão morrer, mas o piso irregular não ajuda muito o uso de carrinhos de bebê... Nós levamos o lanche na mochila e água, o que oriento a fazer. A lanchonete era muito pobrinha, com poucas opções de lanche.

Seguimos nosso passeio de funicular até o topo do Cerro onde se tem uma vista fantástica de toda cidade de Santiago e da Cordilheira. Umas escadas a mais e pode-se ver a Estátua de La Virgem.

Descemos o funicular e já era meio de tarde, hora do almoço. Seguimos pro Patio Bellavista (é só descer em linha reta, voltando pro metrô), uma área onde vários restaurantes estão reunidos. São diversas sugestões, mas eu tava desejando tomar um Pisco Sour, bebida típica local. Aqui em Maceió tem um restaurante peruano (Wanchako) e eu já conhecia a bebida,mas os chilenos diziam que a bebida deles era melhor. Tive que tirar a prova,né? 

Paramos no Banandiaran, peruano, e pedimos a versão do Peru e do Chile pra provar. Conclusão? A chilena é mesmo melhor! Hahaha! Os pratos estavam ótimos, Leo comeu até meu ceviche, mas tem opção de massas pra crianças que não comem frutos do mar. No Patio Bellavista tem um quiosque da Turistik, maior empresa de passeios de Santiago. Compramos o passeio pro dia seguinte, iríamos ver a neve!!

Acordamos cedo e fiz os preparativos pra viagem à Cordilheira. São duas as preocupações quando se viaja com criança ou uma pessoa que enjoa fácil como eu: as curvas do caminho e a altitude. Vocês sabem que Leo tem asma e tudo que eu não queria era um crise de falta de ar no passeio. Então fiz meu kit: todos tomamos Dramin/Emet antes de ir, inclusive Leo (ele dormiu até lá!). levei remédio pra dor de cabeça (muito comum na altitude), minha pulseirinha anti-enjoo (que compramos no navio da Disney), a bombinha de asma, um corticoide pra qualquer crise de asma, água e roubei bolachas cream cracker no café da manhã (ajuda muito no enjoo)! Ah! O resto era enfeite pro boneco de neve!

No caminho, o ônibus da Turistik (eles pegam a gente no hotel) para num local pra aluguel de roupas. Com já tínhamos os casacos e não íamos esquiar, só providenciamos uma calça pro Leo e a bota do marido. Não tinha bota do tamanho do Leo, então sugiro que vocês comprem uma no shopping no dia anterior ao passeio (custa o mesmo preço do aluguel! No Shopping Costanera tem um andar só de lojas de roupa de neve e um supermercado no térreo que também vende!). A primeira parada foi em Farellones, uma estação de esqui muito charmosinha, tive vontade de voltar! Tem um tubbing (um escorrega com boias) pra crianças com mais de 1 metro de altura. Na reserva do passeio nos informaram que a altura mínima era 1,20m então nem nos preocupamos em reservar... Resultado: chegamos lá, Leo poderia ir na brincadeira e não fomos por falta de reserva! Uma informação errada foi dada por todas as empresas que entramos em contato antes mesmo de viajar! Absurdo, não? Enfim, aproveitamos o tempo então pra brincar na neve, construir o tal bonequinho e fazer guerra de bola de neve! Uma delícia!

Depois seguimos pra Valle Nevado,a mais famosa estão de esqui do Chile e não é à toa. Tem agora o único teleférico fechado da América do Sul e construíram uma lanchonete (nos disseram restaurante, mas é lan-cho-ne-te!) no topo do bondinho. Não achei a estrutura pras aulas das crianças boa. Comparando com Bariloche, acho que posso chamar de improviso. É claro que havia várias crianças fazendo aula, mas não vi divisão por faixa etária. Sendo maiorzinha, talvez desse certo, mas com nosso pequeno não rolou. Esse ano começaram até as aulas de snowboard pra crianças a partir de 4 anos. 

Enfim, brincamos na neve, descemos de skibunda... Foi muito, muito divertido!Voltamos exaustos pra Santiago! Ah! lembrando que tomamos o anti enjoo de novo antes da descida!!

À noite ainda encaramos um jantar no restaurante Onde esta Coco. A melhor refeição de toda viagem, num lugar fantástico! Só acharam estranho a presença de uma criança à noite no meio de engravatados e damas chiquérrimas. Anyway, provamos a tal da Centolla (caranguejo gigante bem tradicional por lá) e um ceviche impecável. Leo comeu salmão com aspargos (juro, ele ama!) com suco de framboesa. Pra fechar o dia com chave de ouro!

5 comentários:

  1. Lindos! http://ofantasticomundodairis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Que viagem maravilhosa!!As fotos estão lindas! Ainda não conhecemos a neve, vou guardar as dicas. E sobre o Zoo, também percebemos em Barcelona e Lisboa os animais inquietos e estressados, uma pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente que nota essas coisas, né, Paula? As crianças só veem a magia de um zoológico, um circo, um metrô! KKK! Tenho amigas que não entendem porque levamos Leo, acham ele muito pequeno, que não vai lembrar de nada... Mas acho que o que se aprende viajando não se aprende em livro nenhum! :)

      Excluir
    2. Ah Edinha, com certeza! Acho uma graça quando estamos conversando com outras pessoas e a Bia faz um comentário do tipo "eu me lembro disso, eu vi em Barcelona..." kkkkk, isso não tem preço, experiência riquíssima!! Beijão!

      Excluir
  3. Excelente narrativa. A Veja desta semana (24 de julho) traz uma reportagem sobre o Chile, colocando-o como o país mais rico da América do Sul, podendo ser considerado como um país desenvolvido. Santiago é uma cidade limpa e segura. Seu relato estimula pais com crianças a buscarem este destino de turismo. É bom que aproveitem da experiência que você e os seus vivenciaram. Quero ler mais! Amei seu relato e as fotos. Beijos.

    ResponderExcluir