quarta-feira, julho 10, 2013

Eczema X Antibióticos

Alguns estudos sugerem que a exposição precoce a antibióticos, antes do primeiro ano de vida, pode levar a um aumento do risco de eczema (dermatite).

Com o objetivo de realizar uma revisão sistemática da literatura sobre a associação entre o uso de antibióticos, tanto pela gestante no pré-natal quanto pelo bebê no primeiro ano de vida e o desenvolvimento de eczema, foi feita uma pesquisa em Londres envolvendo crianças ou adultos jovens com idades entre 0 e 25 anos. 
Houve uma associação dose-resposta significativa entre o uso de antibióticos nos primeiros doze meses de vida e o desenvolvimento de eczema futuro, o que sugere um aumento de risco de 7% na chance de ter eczema para cada curso adicional de antibiótico recebido durante o primeiro ano de vida. Não foi observada relação entre o uso de antibióticos na gestação e o risco de eczema. O que não significa que os médicos não devam prescrever antibióticos para os bebês que necessitam deles. Apenas devem prescrevê-los com cautela, principalmente para crianças em alto risco de desenvolvimento desta patologia
.


Nenhum comentário:

Postar um comentário