terça-feira, julho 02, 2013

Vit D X Otite e Infecção GI

Olha que interessante esse estudo publicado no The Pediatric Infectious Disease Journal. Ele foi realizado em Bogotá, Colômbia, e mediu as concentrações de 25-hidroxivitamina D (vitamina D) em uma amostra aleatória de 475 crianças (média de idade de 8,9 anos) acompanhadas por um ano. Os pais foram convidados a anotar informações diárias a respeito da incidência de episódios de doença usando um diário. 
As concentrações de vitamina D foram classificadas em:
  • Deficientes: <50 li="" nmol="">
  • Insuficientes: ≥50 e <75 li="" nmol="">
  • Suficientes: ≥75 nmol/L.
A regressão de Poisson foi usada para estimar a incidência e os intervalos de confiança de 95% de dias de diarreia, vômitos, diarreia com vômitos, tosse com febre e dor de ouvido ou eliminação de secreção purulenta pelo ouvido com febre, comparando a vitamina D deficiente e a vitamina D suficiente nas crianças. As estimativas foram ajustadas para a idade da criança, o sexo e a situação socioeconômica das famílias.


A prevalência da deficiência de vitamina D foi de 10%, um adicional de 47% das crianças tinha vitamina D insuficiente. A deficiência de vitamina D foi associada ao aumento nas taxas de diarreia com vômitos e dor de ouvido/eliminação de secreção purulenta pelo ouvido com febre. Mas não foi significativamente associada à tosse com febre.

Estes resultados sugerem que a deficiência de vitamina D está relacionada ao aumento da incidência de infecções gastrointestinais e de ouvido em crianças em idade escolar. A deficiência de vitamina D é muito prevalente em crianças de todo o mundo. Seus efeitos incluem alterações da resposta imune e aumento do risco de infecções.


Nenhum comentário:

Postar um comentário