terça-feira, julho 20, 2010

Parque Municipal

Quando você ouve a palavra parque, o que te vem à cabeça? I’m sorry,girls,mas eu penso logo em Central Park. Pra quem conhece sabe a delícia que é dar uma volta de carruagem, comer um amendoim ou hotdog quentinho num dia de frio, “dirigir” barquinhos ou patinar no gelo... Subir no castelinho, ver um espetáculo ao ar livre ou deitar e rolar da grama...Viajei?
Ok,vamos abrasileirar então... Imagino o Parque Municipal Américo Renné Gianneti em BH... ou o Barigüi,Tingüi e Tanguá em Curitiba... Ibirapuera em Sampa...

E por que estou falando disso? Nesse domingo, quis fazer um passeio diferente com Leonardo... Cansada da prainha fechada, fomos conhecer o Parque Municipal de Maceió. O Parque é uma reserva de Mata Atlântica, situada na parte oeste da cidade, no bairro de Bebedouro, com uma área total de 82 hectares e é administrado pela Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma).
Eu fiquei encantada com o potencial daquele lugar. Na entrada principal do parque (esta da foto) existe um centro administrativo, uma casa de vegetação, onde são produzidas mudas de espécies da Mata Atlântica, um posto da Guarda Civil Municipal e um espaço onde são desenvolvidas atividades educativas e de lazer com a comunidade.

Dentro do parque são oferecidos diversos serviços para os visitantes como a distribuição de mudas de espécies da Mata Atlântica à comunidade, trilhas ecológicas, educação ambiental, com palestras e aulas práticas, além de monitores treinados para guiar pequenos grupos pelas trilhas (como tava com muita lama, não vi ninguém fazendo trilha,exceto um grupo do CB). São 5 trilhas ecológicas.

No parque existem diversas espécies de vegetação típica da Mata Atlântica como embiriba, sucupira, pau-ferro, embaúba, ingazeiro e pau-brasil. Na foto, Leonardo com papai explorando a mata...

Também existem mamíferos como o bicho-preguiça, sagüi, cassaco, cotia, tamanduá, tatu, além de aves como galinha d'água, xexéu, sabiá-da-mata, coruja, bacurau, fura-barreira e répteis: jacaré (tem um laguinho grande com um montão deles!!), jibóia, camaleão e teju. Na foto, Leo com um jacaré atrás. Mas ele adorou mesmo os sagüis!

Uma pena é que não existe uma estrutura montada pra receber os visitantes que não queiram fazer trilha. Existem as mesas, mas não venda de alimentos...
Bem, se alguém quisesse me dar a administração do parque com horário flexível e verba suficiente (rsrsrrsrs,isso não é o tópico ‘se essa rua fosse minha’,Edinha!), teríamos um lugar perfeito pra ir nos fins de semana e feriados... Bem, mas vai aí minhas sugestões caso alguém queira levá-las adiante: (1) uma lanchonete para venda de água,sucos, refris e biscoitos, salgadinhos... pipoca, cachorro-quente, picolés e sanduíches naturais também seriam bem-vindos; (2) um parquinho para as crianças com balanços, escorrega, gangorra...e que massa seria um carrossel! (3) uma casa na árvore no estilo família Robinson do Magic Kingdon,na Disney; (4) um orquidário; (5) um viveiro de pássaros capturados/machucados; (6) um mini-museu de insetos com formigas, cupins, borboletas, aranhas e outro bichos feios que moram por lá;(7)um local para apresentações tipo um teatro (existe um espaço ótimo logo antes do lago); e (8) passeios de charrete.

E o que fazer com os pequenos enquanto esse meu delírio não se torna realidade? Pros bem pequenos, observar as plantinhas, a fonte de água (Leonardo queria tomar banho nela!!!) e os animais. Pros maiorzinhos, que tal sugerir capturar formigas (é bom ir de tênis) ou tipos diferentes de pedras ou folhas... Pros que gostam de desenhar, levem papel e lápis de cor e eles vão caprichar desenhando as flores e bichinhos do lugar. Preferem fotos? Explorem uma trilha pequena (a menor tem pouco menos de 500m) e registrem tudo pra por num álbum depois. Agora se seus pequenos curtem aventura, uma trilha maior feita a pé ou de bike é garantia de diverão!!!

O parque funciona de terça a domingo das 7h às 17h.

5 comentários:

  1. Adorei um blog com diquinhas daqui da cidade mesmo! Acredita que moro em Maceió há 19 anos e nunca tinha ouvido falar nesse parque? Pois é, acontece!

    ResponderExcluir
  2. Já temos roteiro para o fds sem babá!
    Depois te conto edinha!

    ResponderExcluir
  3. Legal demais!!! Uma opção beeeem pais perto que Curitiba, BH, SP é o Parque da Cidade em ARACAJU! Já fui 2 vezes com Lavínia e ela amou!! Ótimo local pra passear, relaxar.. é silencioso, dá uma paz! Tem raposa, leão e leoa, urso, cobras, pássaros diversos (as araras são lindas!!!), macacos, patos etc etc. A venda de alimentos só na porta. A entrada é gratuita, tem teleférico e espaço para sentar na grama, fazer piquinique.
    Vale a pena viu? Recomendo! (sou suspeita pra falar, pois sou de Aracaju) kkkkk
    Outra maravilhosa opção por lá é o Oceanário, na orla de Atalaia, com vários peixes, arraias, tartarugas marinhas e tubarões.
    bj!

    ResponderExcluir
  4. Sandra,que sugestão maravilhosa pra passeio no fim de semana!!! Anotada a dica!! Quanto ao oceanário,existe um projeto na Setur pra implantação de um aqui em Maceió... O que falta? Verba...
    Aninha,depois me conta como foi!

    ResponderExcluir
  5. Sabe dizer se é aberto em feriado?

    ResponderExcluir