quarta-feira, junho 30, 2010

Alimentos Orgânicos

Como é difícil comprar frutas e verduras orgânicas em nossa cidade, não é? Ainda achamos algumas opções no Palato (ui, meu bolso!) e na feirinha do Jaraguá (era tão bom quando era em frente a Sec. de Saúde...), mas são poucas as opções.
Mas porque orgânicos são tão caros? Alimentos cultivados organicamente tendem a custar mais que os convencionais ou os cultivados com a ajuda de químicos porque dá mais trabalho e o governo não subsidia a produção.

Alguns alimentos sofrem mais a ação dos agrotóxicos, então deveríamos dar preferência a consumi-los somente orgânicos. Numa publicação que recebi HOJE da ANVISA, fizeram uma avaliação em 20 amostras de vegetais e em 15 encontraram, de forma irregular,agrotóxicos. A surpresa foram as substâncias encontradas: pepino e pimentão contaminadas com endossulfan; cebola e cenoura contaminados com acefato; e pimentão, tomate, alface e cebola contaminados com metamidofós. Essas três substâncias, que já são proibidas na União Européia e nos Estados Unidos, começaram a ser reavaliadas pela Anvisa e tem recomendação de banimento do Brasil. Mas há pressões do setor agrícola para manter esses três produtos no Brasil, mesmo após serem retirados de forma voluntária em outros países.
As frutas não estavam nessa listagem,mas vale redobrar os cuidados com morangos e frutas vermelhas, tomates (prefira os mais verdes,ficam menos tempo no pé e tem uma menor exposição aos agrotóxicos), pêssegos e nectarinas, maçãs e peras.

Ajuda bastante consumir os alimentos típicos da estação,além de sair mais barato. Nesse site,um calendário de frutas e hortaliças:

Também é importante a lavagem dos alimentos, retirada das cascas e folhas externas das verduras (se bem que é na casca que encontramos muitas vitaminas, fibras e outras substâncias benéficas, daí a importância dos orgânicos!) e a higienização ou com produtos já industrializados (a base de cloro) ou com água sanitária (uma colher de sopa p/ cada litro de água). Deixe agir por 15-20 min e não lave depois de higienizar,ok? Ou seque com um papel toalha / pano de prato ou com uma centrífuga de vegetais. Isso elimina vermes, bactérias e contaminações superficiais apenas! Por isso é sempre bom saber a procedência do produto. Por exemplo, eu achava que aquelas mangas, siriguelas e cajus a venda no caminho da Massagueira caíam daqueles pés... Pois um amigo meu me disse que os vendedores compram no mercado e levam pra vender ali como se fossem fresquinhos! Fiquem de olho!

Um comentário:

  1. Oieee!! menina,por aqui tb é fogo achar..e quando acha o preço é um absruuuurdo...
    rsrsr.
    Adorei a dica para higienizar as frutas e verduras..
    ;-)
    Bjim,otima quinta feira!!!

    ResponderExcluir