terça-feira, outubro 22, 2013

Nódulos de tireoide em crianças

Não, não é pra tocar o terror, mas pra gente entender um pouco mais sobre o assunto. Um trabalho realizado pelo Thyroid Program of the Division of Endocrinology, no Boston Children's Hospital, em Boston, Massachusetts, estudou as características dos nódulos na tireoide das crianças e o risco de câncer.

O Boston Children's Hospital criou uma clínica multidisciplinar para nódulos da tireoide em crianças e implementou um plano de avaliação padronizado. Após encaminhamento de um nódulo suspeito, o TSH era medido e os pacientes com TSH baixo eram submetidos a uma cintilografia. Todos os demais faziam uma ultrassonografia da tireoide e se esta confirmasse nódulo(s) ≥ 1 cm, seguia-se uma punção aspirativa por agulha fina (PAAF) guiada por ultrassonografia. Os prontuários médicos foram revisados retrospectivamente e comparados a uma população controle de 2.582 adultos avaliados por métodos idênticos.

Das 300 crianças encaminhadas para a avaliação inicial de nódulos tireoidianos suspeitos, entre 1997 e 2011, 17 foram diagnosticados com nódulos autônomos pela cintilografia. A ultrassonografia do pescoço realizada no restante dos pacientes revelou que a biópsia era desnecessária em mais da metade por documentar nódulos muito pequenos ou mostrar que nenhum nódulo estava presente. Um total de 125 crianças preencheram os critérios para biópsia de tireoide, a qual foi realizada sem complicações. A taxa de câncer foi de 22%, significativamente superior à taxa encontrada nos adultos, de 14% (P=0,02).

A ultrassonografia do pescoço e a biópsia foram fundamentais para a avaliação de crianças com nódulos tireoidianos suspeitos. Apesar da relativa prevalência de câncer em nódulos maiores de 1 cm detectados por ultrassonografia ser alta em pacientes pediátricos, comparados aos adultos, a maioria das crianças encaminhadas com nódulos suspeitos têm condições benignas e os esforços para evitar cirurgias desnecessárias nesta maioria são garantidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário