quarta-feira, março 13, 2013

Você Viu? Bebê de 6 dias se engasga com leite

Ana Clara, 6 dias de nascida, foi salva por policiais militares na manhã de hoje (13) em Piracicaba após se engasgar com leite. A mãe, Ana Claudia, notou a filha com dificuldades de respirar após tomar o leite e ligou pra PM,mas apesar das orientações não conseguia desengasgar a filha. Dois policiais que faziam uma ronda pela vizinhança foram acionados e, quando chegaram, a criança já estava roxa e desacordada: "realizamos a manobra de Heimlich (usada em hospital) e a criança cuspiu o leite e voltou a respirar", contaram os policiais Rodrigues e Müller.  Ana Claudia  já tem outros 4 filhos e contou que isso nunca havia acontecido antes.

Na boa, pode acontecer com qualquer uma. É por isso que os médicos recomendam colocar a criança de pé após a mamada e dar pequenos tapinhas nas costas até ela arrotar, pra só depois deitá-la. Se a criança tiver refluxo o tempo de pé deve ser ainda maior e o colchão do berço deve ter uma certa inclinação pra que ela não fique totalmente na horizontal.

Mas e se acontecer? Como proceder? Pedir ajuda ou, se estiver em condições de dirigir (com alguém pra levar a criança ou o carro), levar a criança ao pronto atendimento. A manobra citada consta em colocar a criança de bruços, inclinada (cabeça mais baixa que o tronco) e aplicar 5 batidas com o "calcanhar" da mão nas costas do bebê.

As batidas devem ser aplicadas na região entre as escápulas (os ossinhos das costas).

Depois começar 5 compressões no peito do bebê -trace uma linha imaginária abaixo dos mamilos e é lá que você deve pressionar com os dedos indicador e do meio da sua mão. Repita esse ciclo até o bebê expelir o leite ou objeto 9pode ter se engasgado com outra coisa).

Numa criança maior de 1 ano, a manobra muda. Quem socorre fica por trás dela e vai comprimir a linha abaixo do diafragma (entre o umbigo e o osso do peito). São trancos fortes pra dentro e para cima. As mãos devem estar fechadas, em punho, uma encobrindo a outra..

Agora se o bebê ou a criança desmaiar será preciso fazer a respiração boca a boca. A cabeça é inclinada um pouco pra trás e, nos bebês sua boca deve envolver boca e nariz, em crianças apenas a boca,mas o nariz deve ser tapado. Sopre 2 vezes ao ponto do peito da criança encher de ar. Se ela não acordar, as compressões no peito devem ser feitas 30 vezes. Às vezes o objeto que ela se engasgou fica visível na garganta, tente retirá-lo. se não, insista nas compressões até o resgate chegar. desesperador? claro! Mas você não acha que toda mãe e pai deveriam saber isso? E, pelo menos, uma funcionária da escola do seu filho? E todos os professores de educação física? E sua babá? Pois é, são segundos que salvam uma vida.
Fonte: G1, spsp.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário