sexta-feira, março 08, 2013

Como falar de morte com crianças

Ontem à noite, Leo já tava dormindo, quando nosso periquito morreu. Ele chegou lá em casa voando quando eu ainda estava grávida e abrigamos o bichinho. Leo o batizou de Piu-Piu. Mansinho, brincalhão... E aí, como dar a notícia ao pequeno? Mais fácil e doce seria dizer que ele fugiu,mas já sei que ia ficar preocupado porque um gavião ronda as bandas lá de casa, mas era o jeito mais leve de contar. O que fazer?

Passei mensagem pro meu irmão, que mora em BH e é psiquiatra infantil (não deixem de consultar seu blog, é maravilhoso!), e ele me orientou a dizer a verdade. "Ele já devia ser bem velhinho e morreu, foi morar no céu dos passarinhos", vou contar. Em se tratando de animais a gente sempre tem a outra opção, que é poder dizer que fugiu, mas quando é alguém da família, algum amigo ou uma professora da escola?

Meu irmão aconselhou a sempre falar a verdade. Dizer que a pessoa está dormindo pra sempre pode fazer com que a criança passe a ter medo de dormir ou que seus pais durmam. E contar que viajou para longe? Caso você precise viajar sem a criança ela pode concluir que nunca mais você irá voltar. As bem pequenas não tem noção de permanência, irreversibilidade, então uma simples explicação é suficiente. Filmes como O Rei Leão abordam a temática. Contar que virou uma estrelinha, foi pro céu é válido, o simbolismo é fundamental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário