quinta-feira, março 07, 2013

Gravidez X Comer Fora de Casa

Deixa eu explicar, quando eu estava grávida minha nutri me pediu pra que eu não almoçasse mais fora de casa. Eu não tinha cozinheira, só uma diarista, mas aí entendi a necessidade de ter alguém preparando as refeições, de forma saudável, pra mim. Ok, é um luxo que muitas de nós não tem. Mas acho válida a orientação do que se deve evitar pra diminuir os riscos de uma infecção. Vendo a foto da lindíssima Flávia Sampaio tomando um suco na rua, me lembrei de um dos pedidos da nutri: "só tome suco em lugar confiável, que você saiba que a água é mineral, dispense o gelo (vai saber com que água fizerem ele!) e opte pela laranja, que na maioria das vezes é só espremida, sem adição de nada"... Suco de morango? Nem pensar! E os agrotóxicos? É , eu era meio neurótica mesmo.

Saladinha fora de casa? De jeito nenhum! Você não sabe se aquele alimento foi higienizado corretamente, então nada de folhas, tomate, pimentão ou legumes crus. No máximo, cozinhados: coma abóbora, ela dizia.

Nada de comida crua ou mal passada e isso inclui seu japonesinho... Risco de toxoplasmose.

Embutidos: não são proibidos, mas é bom evitar. Além de conservantes, são cheios de sódio, o que aumenta a retenção de líquidos (mais edema, mais celulite!) e a pressão arterial. Dispense o cachorro-quente e a tábua de frios...

Self-service: deixa eu explicar, ela me pedia assim, sempre que não der pra comer em um restaurante e a opção for um self-service, chegue cedo, bem cedo. Quanto mais tempo a comida estiver exposta, maior o risco de diarreia. Fora que as pessoas conversam e se inclinam enquanto se servem, então imagine o quanto de gotículas de saliva não caem nesses alimentos! Eca! Guardo essa imagem nojenta até hoje!

Nenhum comentário:

Postar um comentário