quinta-feira, março 07, 2013

Os piolhos vem aí!

Há exatos 2 anos fiz um post sobre um surto de piolho nas escolas da minha cidade e parece que a coisa está se repetindo! Essa semana foram 4 pacientes com pediculose (piolhos) e um colega me pedindo orientação pra filha de 3 anos, também com a infestação.

O período de volta às aulas, início das chuvas, faz com que as crianças se aglomerem mais e basta uma estar contaminada pro bicho se espalhar! Ai, e como prevenir? Aconselho as meninas a prenderem seus cabelos pra ir à escola: rabo de cavalo, trança, maria-chiquinha (aqui a gente chama assim!), vale de tudo pra manter os fios longe dos fios dos outros. Lavar a cabeça diariamente, principalmente ao chegar da aula. A qualquer sinal de coceira, procurar o piolho ou as lêndeas (ovos de piolho que ficam grudadinhos aos fios). Nada de compartilhar escova de cabelo, pente, bonés e tiaras.

Caso detecte a infecção, marque imediatamente com o pediatra ou dermatologista da criança e avise a escola. Os pais das outras crianças devem saber da infecção. Não importa descobrir quem trouxe de casa o bichinho,mas impedir que ele venha morar na nossa casa, certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário