terça-feira, setembro 04, 2012

Você Viu? Menina tem ouvido biônico

Evie nasceu aparentemente normal. Com o passar das semanas, a família notou que a garotinha tinha algum problema... Após 16 meses de investigação, fez-se o diagnóstico de espectro óculo-aurículo-vertebral, uma condição muito rara e sem cura que afeta olhos, ouvidos e coluna vertebral, ou seja, a pequena tinha surdez profunda.

Restava aos pais poucos meses pra fazer um implante de tronco encefálico, já que Evie não tinha o nervo auditivo, ou seja, ou os pais implantavam logo o tal ouvido biônico (até os 2 anos de idade quando o sistema nervoso completaria sua total formação) ou sua filhinha permaneceria surda pelo resto da vida! 

Outro problema: na Inglaterra, onde a família de Evie mora, só foram realizadas 2 cirurgias desse tipo e demorariam meses pras autoridades do setor conseguirem o financiamento pro implante. A solução: Vittorio Coletti, médico especialista com mais de 90 cirurgias desse caso faria a cirurgia em Verona, Itália, cidade onde trabalha. O custo: 40 mil euros (mais ou menos 81 mil reais). A família não tinha esse dinheiro. O pai da menina, David Small, recebeu uma contribuição de um senhor de 93 anos e surdo (que disse saber o que era ser surdo!) e um doador anônimo! Pronto, anjos do céu que moram na terra possibilitaram que no dia 23 de junho fossem implantados os eletrodos na menina. Apenas 2 semanas depois da cirurgia, Evie falou sua primeira palavra: mamãe! A luta de Emie continua, com sessões com a fonoaudióloga, mas Vittorio garante que ela falará normalmente ao telefone aos 5 anos de idade.
Fonte:G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário