terça-feira, agosto 14, 2012

Pele de Mãe: Acne

A adolescência já passou faz tempo, mas as espinhas insistem em aparecer? Ou pior, nunca apareceram antes e agora, depois dos 20,30,40 anos, seu rosto tá "pipocando" com espinhas? Bem vinda ao clube! É o que chamamos de acne da mulher adulta. Um número cada vez maior de mulheres estão se enquadrando nessa categoria, mas estimamos que ela afete, pelo menos, em torno de 10% das mulheres.

Alguns fatores devem ser levados em conta quando a gente se depara com mulheres com acne na fase adulta e um deles é o uso de cosméticos. A pele da brasileira tende a ser mais oleosa, principalmente aqui no Nordeste, mas parece que a indústria de cosméticos não entendeu isso ainda (sim, Sr Chronos e Sra Renew, estou falando com vocês!). Tanto o uso de certos cremes anti-idade, protetores solares e maquiagem podem piorar a oleosidade da pele, obstruir poros e provocar um tipo de acne que chamamos de acne cosmética.

Outro fator que sempre perguntamos nas consultas é sobre o uso de medicamentos, vitaminas e suplementos de academia, já que alguns deles, principalmente a Vit B12 podem causar acne. É a acne iatrogênica.

Uma irregularidade menstrual também deve ser investigada. Cerca de 70% das mulheres que tem cistos nos ovários, tem acne! A Síndrome dos ovários policísticos (SOP) também pode causar seborreia, queda de cabelo e crescimento de pêlos (hirsutismo), é o que chamamos de SAHA. Outras alterações hormonais também podem estar envolvidas, isso requer uma investigação com exames complementares.

Mas parece que um bom percentual de mulheres não tem nenhum dos fatores acima envolvidos em seu quadro de acne! E aí? Pode se tratar de uma acne persistente, ou seja, mais resistente que insiste em aparecer mesmo depois da adolescência ou de uma hipersensibilidade da pessoa aos hormônios circulantes. Seria aquela acne que piora antes da menstruação , com estresse, mudanças da rotina (dormindo mal, alimentando-se mal, ingerindo bebidas alcoolicas...).

O tratamento assemelha-se ao tratamento convencional, com antiinflamatórios tópicos, retinoides, antibióticos, antiandrogênicos, laserterapia, peelings e, se necessário, isotretinoína oral. Mas essas mulheres precisam ser esclarecidas do tempo de tratamento, sempre muito longo e que precisa ser contínuo, para melhores resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário