Só quem passa por isso sabe o drama que é. Pois há uns 3 meses o problema apareceu lá em casa. A coisa se tornou tão sofrida que marquei uma consulta com a nutricionista ontem. Revi, minha amiga, foi minha nutricionista durante a gestação e acompanha Leonardo até hoje. Logo de cara a gente identificou um monte de erros que talvez sejam os seus também. Vou resumir a consulta aqui, já fui à feira ontem mesmo e espero resolver, definitivamente, esse problema daqui pra frente. Boa sorte pra nós todas!
Leite: são duas mamadeiras (a primeira bronca começou aí:"Mamadeira? Não acredito! Porque ele não tá tomando leite no copinho??!!") e estavam concentradas demais. Além de oferecer uma quantidade grande de leite (250ml) e estava colocando pó demais na mamadeira! Isso poderia ser uma das causas da constipação. A mudança do leite Ninho 3+ (que tinha sumido dos supermercados) por Ninho Fortificado Instantâneo pode ter agravado o problema (esse é ainda mais denso!).
Sucos: por preguiça das funcionárias lá de casa, ele acabava sempre tomando suco de caixinha, mas quem compra os sucos de caixinha? Pois é, a culpa era minha. A partir de agora suco de frutas frescas ou polpa de fruta (devemos sempre preferir a primeira opção por ter mais fibras e vitaminas!). E nada de centrífuga! Ela separa as fibras do suco! Caprichar em laranja, tangerina, acerola, manga, abacaxi, melancia, maracujá (tudo coisa que ele adora!).
Água: se a gente esquece de oferecer água às crianças imaginem a babá, a vovó ou a professora da escola!!! Aí Revi me deu uma dica:colocar a água numa garrafinha (nunca de plástico, sempre de alumínio, tipo as que a gente leva pra academia) e mandar cheia de água pra escola, orientando a professora e auxiliares a oferecer sempre. Questão de saúde mesmo. Mesma coisa em casa, a garrafinha vai "andar" com ele pra onde for!
Frutas: como é difícil reintroduzir frutas no cardápio das crianças,mas vou tentar. Salada de frutas, espetinhos de frutas, frutas em formato de bolinhas (um boleador faz isso), picolés, gelatina feita em casa... Enfim, imaginação pra fora nessa hora! A versão seca (uva passa, banana passa,ameixa) costuma agradar os pequenos.
Verduras/Legumes: um desafio, não? Ela me perguntou do que ele gostava e me veio na cabeça "vagem, milho, azeitona..." Kkkk! Ela disse ótimo! Vamos colocar no arroz dele tudo isso! E nas sopas. Pois é, quase toda noite vai ter sopinha lá em casa: na de feijão, ponha abóbora; na de galinha, pedacinhos beeem pequenos de chuchu, batatinha, cenourinha; faça sopa de abóbora, de ervilha, de lentilha! Se puder, coloque arroz ou macarrão integral. Na sopa, eles nem vão notar a diferença. E não esqueçam das proteínas: sempre franguinho ou carninha junto!Ok, então.
Azeite: tudo deve ser preparado no azeite (até o ovo!) e regado com azeite por cima. Como meu filho gosta de azeitona, contei pra ele que o azeite vem da azeitona e, desde então, ele aceita bem, até pede pra colocar em cima de tudo, até da pizza! Viva! Mas atenção: azeite extra virgem, acidez abaixo de 0,5 e vidro escuro,nada de vidro transparente senão o azeite oxida (essa eu não sabia!).
Lanches: o maior desafio la em casa, sem dúvida. O lanche da manhã é servido pela escola, mas o da tarde fica a cargo do RH lá de casa... E sem supervisão na maior parte da semana. O que é mais fácil oferecer? Biscoito e suco de caixinha! Parei de comprar. Pronto. Revi me sugeriu o seguinte: um dia, pipoca (mas feita na panela, microondas não vale); outro dia, sanduíche (tem uma padaria aqui em Maceió que faz pãozinho de hambúrguer integral com cenoura ou ameixa!) com recheio de hamburguinho (feito em casa!), carne moída refogadinha com cebola e tomate, pastinha de atum (dá pra usar maionese ou requeijão no preparo), queijo/ peito de peru (vamos evitar presunto), polenguinho... Leo adora mix de nuts: castanha, amêndoa, nozes, uva passa... Cookies feito em casa (depois passo a receita), bolo de cenoura com mel por cima, banana assadinha com canela e mel... Hum! Tá dando fominha!!! Pra acompanhar, sempre suco ou vitamina.
Jantar: como eu estou em casa na hora da janta, fica mais fácil coordenar, já que ele janta com a gente. Mas nada de pão toda noite (esse é um hábito comum aqui no Nordeste)! Sopinhas, panquecas com recheios diferentes, kibe feito em casa, macarronada, arroz com ovinho mexido (minha especialidade!), pizza feita em casa (deixe pros fins de semana), estrogonofinho com arroz colorido (cenoura, beterraba, couve no preparo), escondidinho de carne moída com macaxeira, cuzcuz com ovo, "saladinha" de ovo de codorna com tomate cereja e macarrão parafuso no molhinho de tomate feito em casa, espetinho de carne ou frango com farofinha e vinagrete, cachorro-quente (uma vez perdida e coloque bem pouca salsicha), nuggets feito em casa com peito de frango e farinha de rosca no forno, croquetes de soja, tapioca... Dá pra organizar no fim de semana, a noite do churrasco (ele pode ajudar a temperar a carne, fazer os acompanhamentos), noite da pizza, noite mexicana (ai, como um burrito é bom!), fondue de frutas...Enfim, dá um trabalho danado, mas a gente vai acabar com o sofrimento deles e acaba que a gente também se beneficia com tanta coisa saudável!
Nenhum comentário:
Postar um comentário