domingo, outubro 24, 2010

Pele de Criança: Assaduras

Algumas seguidores do blog viraram amigas e outra pacientes! Tem recompensa melhor? E elas vivem me cobrando que eu deveria fazer um blog sobre pele,mas,meninas, não dá tempo! Então resolvi fazer 2 post novos que é o Pele de Criança e o Pele de Mãe,que tal? Daí a gente fala sobre pele, tira as dúvidas sem eu me estressar tanto! Huahuahua!!!

Pra inaugurar, vamos falar de algo que atormenta as mamães que tem bebês, principalmente meninas! As terríveis assaduras de fraldas. Entre os dermatologistas, chamamos de Dermatite das Fraldas, mas que na verdade são provocadas pela ação irritativa do xixi e das fezes + abafado das fraldas na área de genital e perianal do bebê.
Os recém nascidos urinam muito e fazem muito cocô. Fora o fato que as fezes são pastosas, sujando tudo,certo? Me lembro que eu gastava um pacote de fraldas por dia com Leonardo! Quase fui à falência! Dava de mamar...cocô. 2 horas depois,mamava e... cocô! Era um horror! A medida que o bebê cresce, seu aparelho digestivo amadurece. Entao o número de fraldas sujas diminui, ou seja, a irritação melhora com o tempo! Essa é a boa notícia! O problema, principalmente para meninas (já que tudo está lá exposto) é que o xixi continua!! Como prevenir,então?

Fraldas de Qualidade: Eu só uso 2 marcas desde que Leo nasceu: Turma da Mônica Soft Touch e Pampers ( Dia / Noite ou Total Confort). Ganhei outras marcas de presente,mas a verdade é que são essas que garantem uma boa absorção. Mas não se enganem: elas tem que ser trocadas com uma boa freqüência principalmente nas mocinhas,ok? Fralda molhada num RN a noite toda é assadura na certa!

Creme de Proteção: os cremes protetores fazem uma barreira para evitar o contato das fezes / urina com a pele do bebê. Eles devem conter na formulação algum produto que faça uma barreira pra deixar a pele sequinha (óxido de zinco, petrolato, p.ex) e um oleozinho (óleo de amêndoas, de calêndula...). Alguns produtos acrescentam cicatrizantes, calmantes e até medicamentos! Cuidado com esse último! O uso desnecessário de remédios podem causar até alergias! Talco em pó? Esqueça! Isso era coisa do tempo da vovó, inadmissível nos dias de hoje pelo risco de aspiração do pó! Mas existem uma versão em talco líquido (Amilia) que adoro pra prevenção de assaduras nas outras dobrinhas (bebês mais gordinhos fazem muuuito!) e brotoejas (nosso tópico do próximo mês!). Leonardo usa um creme importado chamado Boudreaux's Butt Paste (esse aí da foto) até hoje. Super indico pra quem tiver condições de comprar (cosmética de toque e cheiro muito superior aos nossos!). O queridinho dos dermatos se chama Cetrilan Creme Protetor. Ficam as dicas.

Banho de Sol: é rotina levarmos nossos bebês ao sol,mas esquecemos que a área de bumbum também deve levar um solzinho! Os raios solares além de estimularem a produção de vitamina D e melhorar a icterícia dos recém-nascidos também tem ação cicatrizante!!!

Higiene: a limpeza com um algodão e água morna deve ser feita antes de cada troca de fraldas. No banho, um sabonete neutro, de preferência líquido é o recomendado (adoro e recomendo Dermacyd Infantil até os 3 meses,pelo menos). O uso de lenços umedecidos deve se restringir às saídas com o bebê. Não use em casa.

Umidade: se levar seu bebê para um banho de piscina ou de mar, assim que sair da água, enxugue bem toda essa área de fraldas e as dobrinhas. Esse modelo aí da foto é Leonardo com uns 6 meses aqui na praia da Ponta Verde.

Alimentação: assaduras são mais comuns em bebês que não mamam no peito, isso é verdade. O início de leites industrializados e outros alimentos normalmente modificam a composição das fezes e tome assadura! Se você está amamentando é bom evitar (só se seu bebê tiver assaduras no bumbum,tá?) frutas cítricas, inhame, nabo e batata doce... esses alimentos já são considerados vilões em alguns casos! Fora refrigerantes, café, chocolate... o de praxe.

E a assadura já se instalou...E agora? Além de manter todos os cuidados anteriores, vale uma visita ao pediatra ou dermatologista. A dermatite de fraldas infecciona com muita facilidade tanto com fungos como bactérias, então nada de medicar em casa, certo? Só o médico pode prescrever o medicamento certo pra uma área tão delicada!

Um comentário:

  1. Muito bom seu post. Parabéns!
    Na minha bb apareceu uma vesícula na região inguinal, q agora parece q estourou e apareceram outras. Será dermatite de fralda? E a Cetrilan ajuda a resolver?
    Obg

    ResponderExcluir