quinta-feira, outubro 14, 2010

Dia dos Professores

Eu sou filha de professora. Adorava organizar minhas bonecas e dar aulas. Elas tinham direito a caderninho (que eu mesma fazia), cadeirinha e eu tinha uma lousa e giz. Lembro que uma empregada lá de casa (bem novinha,coitada) pediu pra ir embora porque eu insistia em alfabetizá-la! Eu deveria ter 7-8 anos...Achava linda a profissão e adorava quando minha mãe pedia a minha ajuda pra escrever as notas nas provas. Erro de português na Universidade? Inadmissível! Ela tirava pontos por isso... Acho que daí veio minha paixão pelo Português.
Meu pai não chegou a ensinar diretamente, mas enquanto trabalhou no Hospital acolhia os estudantes com o maior carinho e passava todo seu conhecimento. Era convidado para dar aulas nos Congressos pelo país afora. Alguns colegas diziam que ele não deveria ensinar tudo e ele dizia que o conhecimento não valia de nada se não fosse passado adiante...
Meu irmão Lucas também é professor. De Educação Física.
E o mais novo Mestre, ou melhor, Doutor da família é meu irmãozinho Arthur... Conseguiu juntar as profissões do pai e da mãe numa só: é médico e professor!
E porque tô contando tudo isso? Porque amanhã é dia de homenagear os professores... Não,não precisa de presentes deslumbrantes,mas sim,sim eles precisam ser lembrados! Minha mãe professora me ensinou a se comportar numa sala de aula, prestar atenção na lição e fazer os deveres assim que se chegava em casa... Revisava as provas comigo na véspera, cobrava o boletim e ajudava nos trabalhos mais difíceis. Meu pai professor me ensinou a chegar na sala antes do professor, estimulava a leitura levando a gente em bancas de revista (ai,que delícia as revistinhas e palavras cruzadas do domingo!) e livrarias e cobrava letra bonita e boas notas.Meu irmão caçula estimula até hoje a prática de atividades físicas. E meu irmão professor do meio sempre me estimulou a estudar mais, a estudar o diferente (filosofia, artes...) e publicar trabalhos científicos... Sim, eles precisam ser lembrados! Vale levar um cartão feito pelo seu filho, um cupcake gostoso feito em casa com ajuda de sua filha, uma caixinha de chocolate, uma oração ou uma foto da turminha reunida...
Pra minha família de Mestres, os meus agradecimentos!

3 comentários:

  1. Minha filha linda e muito querida! Você também é uma mestra em ensinar seus pacientes a usarem os medicamentos adequados e buscarem a cura, ou se sentirem mais belos na vida. Seu pai , onde estiver, deve estar orgulhoso do que faz como profissional, sendo já reconhecida aqui e além desta plaga, por priorizar o ser humano além do que ele manifesta na pele.Divido a homenagem que me prestou , a Dídimo e aos seus irmãos Lucas e Arthur com vc. e com todos os professores que fazem desta profissão, hoje mais difícil do que ontem,uma conquista diária de paciência e amor.Beijão e obrigada. por seu carinho.

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Edinha. Segunda é outro dia para comemorar, apesar de eu ter dúvida do que há de fato para comemorar, hahaha.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  3. Vixe,até chorei! Rsrsrrs...bjos,família querida!!

    ResponderExcluir