terça-feira, setembro 03, 2013

Piranhas

Nesse fim de semana resolvemos fugir. Sim, assim, de última hora. O destino: a cidade de Piranhas, no interior do estado de Alagoas. Sei que o turismo interno está pelos olhos da cara,mas não quero ser mãe daquela criança que já foi 10 vezes a Disney e não conhece o próprio quintal. Era um sonho antigo meu conhecer Piranhas (que vergonha! Nem eu conhecia). E mais: apresentar o "Velho Chico" ao meu filho. Eu que cresci ouvindo meu pai contar suas histórias no rio, tinha o dever de recontá-las ao Leo...

E seguimos viagem. Piranhas fica a 290Km de Maceió, mais ou menos 3-3h30 de carro. A estrada está excelente e distraindo a criança com os animais no caminhos e as plantações, passa rápido. Chegamos após o sol se pôr, mas tivemos uma vista inesquecível do Restaurante Flor de Cactu´s. Piranhas é conhecida como a "Lapinha do Sertão", por parecer um presépio de Natal à noite. Lindo demais!

Escolhemos o Hotel Pedra do Sino. Fica distante da cidade, é preciso um carro pra chegar lá,mas a vista do alto compensa a distância, além do sossego, claro. O hotel é super novo, quarto agradável, boa cama, bom banheiro, uma varandinha com vista pro rio... Tudo de bom. Atendimento perfeito feito pelos proprietários e seu filho. Mas como todo local bucólico, leve repelente. É uma festa de insetos! Bom café da manhã (peçam a tapioca com recheio de queijo coalho!). Pra quem for em lua de mel, fiquem na suíte! Uma jacuzzi te espera com vista pro vale!! Essa da foto é a vista da recepção e lá trás, aquela casinha, era nosso quarto.

No sábado fizemos o passeio até os Canyons do Rio São Francisco. Você pode optar por 2 saídas: uma em Sergipe, outra em Alagoas. Como boa bairrista (haha) optei por sair das bandas de cá mesmo. Fomos até o Restaurante Caboclo D´água. Vocês não tem noção da vista lá de cima! Dá pra ver a Hidrelétrica de Xingó e toda barragem. Lindo demais! De lá sai o catamarã que vai até os canyons. O barco é super estruturado, capacidade pra 250 pessoas (acreditem que estava lotado!). O passeio dura quase 1 hora,mas compensa, a vista é linda. Mas o melhor estava por vir...

O barco para no meio do canyon e a gente desce pra um banho no Rio São Francisco que é sensacional. Recomendo levar boia pros pequenos porque nem me lembro qual era a profundidade do lugar. Gelaaado,mas refrescante naquele calor do sertão. Podemos ficar 1 hora no local. Acha muito tempo? Que nada! A gente queria mais!

No mesmo local, por 5 reais, a gente pega um barquinho que passa por uma parte mais estreita dos canyons ,que vale a pena (o passeio não dura nem 5 minutos). Lá no final pode-se ver uma imagem de São Francisco. Lindíssimo!

Na volta, regressamos ao restaurante de origem pra almoçar (comida mais ou menos, mas quem se importa?) e tava tocando música ao vivo, uma delícia... Aproveitamos o fim de tarde e ainda sobrevoamos Piranhas e a hidrelétrica de helicóptero! O pessoal do restaurante chama o piloto e ele pousa ali, ao lado do restaurante. Demais! A vista de cima é imperdível!

E o pôr do sol?

A noite em Piranhas é bem badaladinha, viu? Pra quem mora em Maceió posso dizer que lembra Jaraguá nos bons tempos, em versão mini, claro. Nas duas noites que estivemos por lá fomos na Cachaçaria Altemar Dutra. Bar moderninho, com ótimas cachaças, caipiroscas e petiscos. Ao lado, funciona a pizzaria (do mesmo dono), o que salva os jantares infantis. O Centro Histórico é fechado pra veículos à noite e a criançada brinca solta. Música boa, ao vivo, embala a noitada.

Mas domingo era dia de acordar cedo! Faríamos outro passeio até o Cangaço Eco Parque. O local é novíssimo, inaugurado há 40 dias. 

Mas no caminho, uma parada em Entremontes, uma vila de rendeiras/bordadeiras. Lembra muito as rendeiras do Pontal, mas num lugar muito mais rústico. Leo pode ver as lavadeiras (ficou impressionado!), os pescadores com seus barcos, a população local, a igrejinha... Uma parada riquíssima,sem dúvida! A maior parte da produção do artesanato local é exportada!

Voltemos ao Eco Parque: além do restaurante na beira do rio, dá pra fazer as trilhas percorridas por Lampião e seu bando, até a Grota do Angico, onde ele e Maria Bonita foram assassinados. Como estávamos com Leo e a trilha com mais de 1Km tem bastante subida, optamos por ficar no restaurante mesmo, relaxando... 

Dá pra tomar banho de rio (o rio faz um lago em frente ao restaurante) e, em breve, eles colocarão um parquinho, uma biblioteca ao ar livre... Duas pousadas estão sendo construídas do outro lado do rio. Lugar muito, muito agradável, mas novamente peca pela alimentação. Não custa levar um lanchinho pras crianças.

Pra chegar no local, se você tem criança acima de 4 anos, recomendo ir no catamarã. A atração é a tal da rede que eles colocam no barco. Quando as crianças descem, ela simula uma hidromassagem. Diversão certa! Agora se a criança é pequena ou você está indo sem criança, pegue um barco rápido pra chegar lá. Você fica mais independente em relação ao horário.

Fiquei com pena por não ter dormido mais uma noite, mas o dever nos chamava... Faltou subir as escadarias até a igrejinha, tomar um café na Torre, visitar os museus da cidade, estender o passeio até Delmiro Gouveia pra ver a hidrelétrica de Anjiquinho e sua cachoeira... Bem, pelo menos tenho bons motivos pra voltar! :)
Ah! A reserva dos passeios podem ser feitas diretamente no Hotel ou pelo telefone (82) 9986-2038 ou email: canyonxingo@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário