quarta-feira, setembro 11, 2013

Chile pra Crianças: Parte 2

Nossa! O tempo tá passando tão rápido! Já faz 2 meses que chegamos de viagem do Chile e a parte 2 do passeio tava aqui, em stand by... Bem, depois da parte 1, onde fomos às estações de esqui e Leo conheceu a neve, chegou a hora de fazer um roteiro infantil pela cidade de Santiago. 

Pegamos um táxi até o Museo Interactivo Mirador, onde todos os blogs recomendavam ir. O que nenhum blog me contou foi que o tal museu fica longe, mas tipo assim, muito longe. Pior: numa área esquisita, deserta, longe de metrô e táxis. Ainda pior: naquela manhã estava chegando uma tempestade! Chegando no local, depois de pagar 80 mil pesos ao taxista (putz!) uma mistura de ansiedade e pânico me tomou. Eu só pensava "como é que iremos embora daqui?". Pela primeira vez vi crianças chilenas! Muitas. Grupos enooormes de escolas estavam no local. O museu tem 2 andares e o de baixo é mais indicado pros menorzinhos. Eles podem mexer em tudo! Uma delícia. 

Até hoje Leo fala de como se forma um túnel de vento (esse foi o que ele mais gostou), as bolhas e um redemoinho. No primeiro andar tem uma lanchonete. Quando a chuva apertou, fomos embora. Graças às excelentes funcionárias de recepção, um táxi foi chamado e depois de 1h de espera "na chuva", conseguimos sair de lá! Se recomendo? Muito! Amamos!

No outro dia, mamãe e papai mereciam um dia só pra eles, claro! Fomos conhecer a vinícola Concha y Toro. Reservamos ainda no Brasil. Pra chegar lá, menos complicado que pra chegar no Museo, apesar da distância o metrô leva até bem perto. E pára num supermercado onde podemos pegar um táxi até o local. O lugar é belíssimo! Apesar de estar chovendo muito, o passeio foi possível debaixo de um guarda-chuva.

Leo adorou ver a plantação, apesar da colheita acontecer bem antes, nos meses de fevereiro e março. E se encantou com os barris de vinho, as histórias (só não a do Casillero del Diablo, meio assustadora pros pequeninos),mas ficou decepcionado porque não tinha suco de uva! Kkkk!

Durante o passeio nós temos o direito de degustar dois tipos de vinhos, um tinto e um branco. Mas reservamos uma degustação que aconteceu após o tour. Super recomendo: 4 vinhos combinados com queijos e uma enóloga dando as explicações.

Leo levou seus amigos Tartarugas Ninjas e se comportou direitinho, mas talvez seja um pouco monótono pra uma criança mais agitada. iPhone neles! 

Imperdível em Concha y Toro é o almoço! Reserve que merece!

O dia terminou feliz!! Recomendo demais!

Prontos pra mais um dia no Chile? Reservamos o sábado pra um tour a Valparaiso e Vina del Mar, a parte litorânea do país. Fomos em excursão (novamente pela Turistik) o que foi bom e ruim. Bom porque talvez não tivéssemos nos localizado direito em Valparaíso (é meio confuso aquele sobe e desce de ladeiras) e ruim porque perdemos de conhecer Algarrobo, a maior piscina do mundo... Mas tudo bem, nada é perfeito... nem o dia foi perfeito. Como passamos por 2 dias de temporal as praias estavam sujas e o dia escuro, ventando... Com certeza teríamos outra visão do local se não fosse o tempo ruim. 

Enfim, Valparaíso é uma gracinha. Eu compararia ao Pelourinho, em Salvador, com direito a elevador Lacerda (numa versão mini) e tudo. Casas coloridas, cultura nas ruas... Muito, muito lindinho! A vista lá de cima é de arrepiar!

De lá fomos a Vina del Mar, que é província de Valparaíso. Pit stop no relógio das flores da cidade (que é chamada cidade jardim).

A praia, como falei, tava feia, sujinha... Uma pena. Circulamos pela orla, onde fica o Cassino, um belo parque com brinquedos pra criança. No outro lado do parque tem uma Mc Donald´s pra alegria do filhote. E alguns restaurantes legais também. Se me perguntarem se eu dormiria na cidade, eu responderia: "Poxa! Moro em Maceió!". Voltamos no mesmo dia pra Santiago.

Nosso último dia na cidade era um domingo e, pra nosso azar, eleições. Ou seja, tudo, tudo fechado. Os dois shoppings, os restaurantes, lanchonetes... Nada aberto! aproveitamos então pra turistar. Fomos ao Centro conhecer o Palácio de la Moneda. Só dá pra ver de longe, porque é todo cercado. De lá fomos a Plaza das Armas, onde fica uma bonita Catedral e alguns museus (todos fechados). Bem pertinho está o Mercado Central, também fechado! Essa hora já tava batendo o desespero, do tipo, onde vamos agora com tudo fechado?

Optamos em conhecer o Parque Bicentenário da Infância, do outro lado da cidade, do outro lado do cerro San Cristóbal. Foi difícil de achar. Bonitinho, com alguns brinquedos pra criança, mas o parque parece ter sido criado pra valorizar alguma área degradada da cidade, sabe? Apesar de cercado (a entrada é gratuita), me senti muito insegura na hora de sair. Novamente no meio do nada, sem um táxi no local. Quando, finalmente, após andar um bocado por ruas esquisitas e desertas, um taxista apareceu  e disse que só nos levaríamos até o outro lado do cerro, que de lá nos virássemos. Um saco esses táxis de Santiago. Odiei todos!

Após almoçarmos no Coquinaria (divino!), voltamos pro hotel e de lá pro aeroporto. Finalmente ia comprar minhas coisinhas no Duty Free, mas epa! Também fechado! Gente, 3 coisas que não gostei em Santiago: (1) muita coisa fecha aos domingos, mas em dia de eleição, tudo fechas às 20h do dia anterior, inclusive não pode vender bebida alcoolica; (2) a enorme quantidade de cachorros na rua! Não vocês não tem noção! Em Valparaíso teve um briga entre eles e eles vieram pra cima de mim e de Leo. Quase acontece uma tragédia! (3) os taxistas, também conhecidos no bom espanhol como 'hijos de puta'. Eles cobram pela cara, não respeitam o taxímetro e querem sempre saber pra onde você vai, porque se a corrida não interessar ou não for no caminho deles, eles mandam você descer! Não importa se você está com criança pequena e debaixo de um dilúvio. Sacanas! Pra nossa sorte, existem carros particulares disponíveis nos hoteis, que rodam com preços antes combinados, uma rede clandestina oficial de carros pretos que circulam como táxis a preços fixos e o metrô, limpo, seguro, fácil. Se gostamos? Muito. Se retorno? Talvez daqui a uns bons anos, com Leo adolescente pra conhecer Portillo, Pucón, Concha y Toro em época de colheita das uvas... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário