quinta-feira, novembro 01, 2012

Noção de Tempo

A gente costuma dizer quer bebês e crianças pequenas não tem noção de tempo. Será? Eu tô mega preocupada com uma viagem que farei semana que vem e não vou levar meu filhote. Quem conhece a gente sabe que carrego ele embaixo da asa pra todo lugar, mas 10 anos com meu marido merecem ser comemorado a dois, né? Tudo já está esquematizado, vai ficar uns dias lá em casa com minha mãe, depois vai pra casa da sogra, vamos manter a rotina escola-natação-Fast track... E torcer pro tempo passar rápido pra ele, mas será que ele vai sentir o tempo?

O relógio da criança funciona diferente do nosso. Bem pequenas, elas associam as horas aos momentos marcantes da sua rotina, como banho, refeições, claro/escuro (noite/dia)... Uma orientação quando entram na escola é evitar dizer: "venho te buscar meio-dia!". Ela pensará: "Meu deus, quanto tempo até o meio-dia? Horas? Dias?". Melhor dizer: "venho te pegar depois que você tomar o seu banho ou depois que você almoçar". Funciona da mesma forma pra hora de chegar em casa (quando ficar escuro ou estiver passando tal desenho), hora de estudar, brincar, dormir (depois do banho ou da leitura)... Ou seja, ter uma rotina organizada, com horários pra tudo (não precisa ser exército, mas mais ou menos isso!) ajuda muito a criança a se situar. Afinal, o tal do tempo é uma invenção humana, né? Um conceito abstrato, demora a acontecer mesmo.

Uma amiga minha que viaja bastante a trabalho diz que separa os pijamas da filha, um por noite, pra ela ter noção quanto tempo a mamãe ficará fora. Uma das vezes, ela me contou, que ia ficar 15 dias com o marido na Europa e separou os pijamas e a filha reclamou: "Tudo isso? Vai ficar quantos meses fora??!!". Fui falar pra Leo que depois do Halloween vinha o Natal... Resultado: montamos a árvore de Natal ontem! KKKK! 

A medida que crescem, entendem melhor os dias da semana (aqueles que eles tem aulas e mamãe e papai trabalham) e os fins de semana. A ideia da sequência, que as coisas acontecem em ciclos chega com a idade.Começam a aprender as horas, já assimilaram a rotina e tudo fica mais fácil.

2 comentários:

  1. Engraçado que o meu pergunta todo dia se já é sexta-feira p/ poder levar um brinquedo p/ escola!!

    Boa sorte pra vc e p/ seu filhote nesses dias!! Tudo dará certo!!
    Agora, fiquei curiosa p/ saber o que é "fast-track" que vc colocou ali em cima! Hahahah

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Ah! Fast Track é uma escola que ele vai uma vez por semana que estimula a liderança, falar em público, criatividade, desenvolve o interesse pela leitura, música... Ele ama! Conheça mais: www.fastrackids.com.br
    Bjos!

    ResponderExcluir