segunda-feira, maio 14, 2012

Insetos X Doenças

Qual o inseto que você mais detesta? Minha lista é grande... Começaria com mosca, mosquito, besouros, abelha, percevejo, formigas... Bem, depois desse trabalho apresentado na Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP), as formigas vão ganhar algumas posições no meu ranking!


O trabalho foi realizado em ambiente hospitalar. Segundo Ana Paula Couceiro, doutora em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP, algumas espécies de formigas são atraídas por instrumentos cirúrgicos e material hospitalar estéril. As formigas são prováveis vetores de microrganismos patogênicos e resistentes a antibióticos!! As infecções hospitalares podem ser atribuídas à presença de formigas!

Para realizar esse estudo foram realizadas seis coletas de formigas em diferentes áreas do hospital, no período de 2009 a 2010, semeadas em meios de cultura Löwenstein-Jensen e Stonebrink para isolamento de micobactérias: 15 amostras apresentaram bacilos álcool-ácido resistentes de crescimento rápido. Os resultados do estudo confirmaram a presença de micobactérias veiculadas por formigas no ambiente hospitalar, representando potencial vetor mecânico destas para pacientes e profissionais de saúde e risco de infecção hospitalar. Então, ao encontrar com uma formiguinha circulando em sua casa, não tenha dó, esmague a desgraçada!

Um comentário: