quarta-feira, maio 16, 2012

Pele de Criança:Dermatite de contato pela saliva

Hein? A própria saliva do bebê ou da criança pode causar alergia? Sim! A saliva foi feita pra "morar" dentro da boca; em contato com a pele do bebê ou da criança, que é bem fininha e delicada nessa região, ela pode ser extremamente irritativa!

Nos bebês é muito comum de observar um vermelhinho ou até carocinhos ao redor dos lábios ou no queixo naqueles períodos em que eles babam muito ou ficam muito tempo de chupeta.
Já nos maiorzinhos, a gente observa essa mesma irritação naquelas crianças que tem o hábito de lamber os lábios, com resquício de pasta de dente ou leite nessa região ou mesmo nas que dormem de boca aberta! Alimentos cítricos também podem ser a causa.

O tratamento consiste em proteger essa área. Nos bebês, o próprio creme de assadura ou um talco líquido (adoro o Amilia) ajudam. Às vezes precisamos entrar com cremes antialérgicos. Já nos maiorzinhos, corrigir a causa é essencial. Lavar bem a boca após a escovação ou mamadeira, evitar dormir com a chupeta e corrigir o problema respiratório. Às vezes até indico às meninas que usem brilho labial infantil pra que evitem lamber ou morder os lábios. A vaidade fala mais alto nessas horas!

5 comentários:

  1. Esse negocio de passar brilho pra elas nao lamberem é interessante... a minha filha adora batom e gloss e quando passa, mal fecha a boca pra nao sair o brilho!!!!

    ResponderExcluir
  2. É só torcem pra elas também não desenvolverem alergia, né, Sandra? Mas funciona! Bjo

    ResponderExcluir
  3. E para meninos, o que fazer? Meu filho está com 4 anos e desde abril desse ano apresenta essa dermatite pelo hábito que adquiriu de ficar lambendo em torno de sua boca. Passo algumas pomadas e a dermatite vai e volta, pois não consigo fazer com que ele pare com esse hábito. Não sei mais o que fazer!

    ResponderExcluir
  4. Meu filho tem 4 anos,derepente começou a aparecer uma alergia como se fosse picada de pernilongo e após vai ficando maior, sempre aparece quando ele se deita, percebemos que é sempre mas atrás onde ele fica com a segunda chupeta, pois está sempre com uma na boca e segurando outra, fica revezando. Agora, além de tentar deixá-lo sem as chupetas, vou procurar um médico pra confirmar isso.

    ResponderExcluir