quarta-feira, dezembro 07, 2011

Você Viu? Laptop X Fertilidade

Para avaliar os efeitos de computadores portáteis conectados a redes locais sem fio (Wi-Fi) em espermatozoides humanos, foi realizado por pesquisadores argentinos um estudo prospectivo in vitro com amostras de doadores saudáveis.

As amostras de sêmen foram divididas em dois grupos: um deles foi exposto a um laptop conectado à Internet por Wi-Fi durante quatro horas, enquanto o segundo grupo de amostras (não exposto) foi utilizado como controle - incubado sob condições idênticas, sem ser exposto ao laptop.
Amostras de doadores de esperma, a maioria normospérmica (número e motilidade normal de espermatozoides), que foram expostas durante quatro horas a um laptop conectado à Internet sem fio mostrou uma diminuição significativa na motilidade espermática progressiva e um aumento na fragmentação do DNA do esperma!!! Os cientistas acreditam que manter um laptop conectado por Wi-Fi próximo aos testículos pode diminuir a fertilidade, mas alertam que novos estudos in vivo e in vitro são necessários para provar esta afirmação. Interessante é que Lap, em inglês, quer dizer colo! De qualquer forma, vale mostrar esse estudo aos maridex, ok?

Fonte: Fertility and Sterility, publicação online de 23 de novembro de 2011
Disponível em:http://www.news.med.br/p/saude/249835/laptop+wi+fi+proximo+aos+testiculos.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário