sexta-feira, abril 20, 2012

Pele de Criança: Ceratose Pilar

Primeiro você nota umas manchinhas. Depois percebe que algumas estão mais ásperas, parece pele quando está arrepiada, sabe? Umas saem até uma massinha se apertar. Ui! Em alguns casos pode até manchar! É a ceratose ou queratose pilar! Esse tipo de lesão é muito encontrada em quem tem a pele muito seca (ictiose) ou em crianças com atopia (não necessariamente dermatite, podem ter apenas a rinite, p. ex).

Na infância, é muito comum apareceram nas bochechas, mas também podem surgir nos braços, lateral de coxas e bumbum e até no tronco!

Pioram sempre que a pele resseca: muito sol, piscina, muitos banhos, banhos muito quentes, sabonetes abrasivos, frio, baixa umidade...

Como são de origem genética, os tratamentos basicamente consistem em uma boa hidratação da pele, com produtos a base de ureia e lactato de amônia. Em casos mais intensos, podemos fazer uso de alguns ácidos pra tentar deixar a pele mais "lisinha". Em adolescentes e adultos, peelings e microdermoabrasão podem ser utilizados pra melhorar o aspecto estético. Tende a melhorar com o tempo, então é preciso uma boa dose de paciência e disciplina!

9 comentários:

  1. menina voce não sabe o quanto eu andei em dermatologistas por causa disto, todos passavam um remedio mas nunca funcionava, ate que fui em um, e ele disse que é dermatite alergica,passou ums cremes e disse por minha pele ser seca e sensível, pediu só para usar hidratantes infantis e sabonetes infantis, como não gosto de hidratantes usei pouco tempo, e depois fiquei so no sabonete hidratante e infantil, funcional ela sumiu, no começo quando passava o hidratante em cima da pele irratada, ardia um pouquinho,depois me acostumei e graças a deus sumiu.

    ResponderExcluir
  2. Às vezes some mesmo na vida adulta,Manu! Mas não dá pra abrir mão do hidratante, né? Bjo

    ResponderExcluir
  3. Minha filha tem 04 anos e tem muitas bolinhas nos braços, muito nas coxas e bem de leve no rosto.
    O pai dela, a tia e avó também tem.
    Nem me preocupava com isso, mas por causa da Escola e dos amiguinhos, ela começou a ter vergonha.
    Esses dias ela me perguntou porque não tem os braços lisos e como podemos fazer isso acabar.��

    ResponderExcluir
  4. Meu marido e meu filho tem... nada faz acabar!

    ResponderExcluir
  5. meu filho tem 5 anos, a pele dele é bem resecada, nao sei o que fazer ai ajunta essas bolinhas estranhas, meninas qual creme vcs me indicam e um sabonete.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha filha tem 5 anos também é tem essas bolinhas nos braços e pernas, o pediatra falou que é por causa da dermatite q ela tem e também tem a pele muito seca, ela só usa sabonete Dove em um banho, nos outros banhos sabonete só nas partes íntimas e hidratante fisiogel calmante 2 vezes ao dia, banhos curtos e não muito quente.

      Excluir
  6. Tenho 27 anos , nunca tive isso na vida e hoje estou nos braços, será que e a mesma coisa?

    ResponderExcluir
  7. Tenho desde a adolescentes. Hoje com 30 anos não sumiu nada. Tenho muito. Braço, coxas,costas, barriga e agora até na panturrilha. Já fiz vários tratamentos e nada resolve. Acho horrível.

    ResponderExcluir