quinta-feira, abril 19, 2012

Segurança no Trânsito: Assaltos

Vocês tem ideia como ficamos vulneráveis ao colocar/tirar uma criança do carro ou descer com todas aquelas bolsas e tralhas? Como se proteger, então, de um assalto? O programa Fantástico do último domingo abordou o tema, mas tentarei adaptar às mamães motoristas.

Segundo os especialistas, a falha de segurança mais comum é dirigir com os vidros abertos e falando ao celular, por isso, portas sempre travadas e vidros fechados, inclusive o traseiro das crianças! E deixe o celular pra depois, principalmente mensagens de texto e comentários em redes sociais!

Ao se deparar com um semáforo que está fechado ou vai fechar, reduza a velocidade aos poucos pra evitar ficar parada no sinal, principalmente à noite e em ruas mais desertas. Ao chegar em casa ou no seu prédio, evite embicar o carro e ficar aguardando o portão abrir! Buzine antes ou acione o portão antes e só embique o carro pra entrar de vez. Sim, aguente as buzinas dos carros de trás!

Mas a hora crucial, onde ficamos muito vulneráveis é na hora de entrar e sair do carro! Esse tempinho perdido faz toda diferença. O ideal seria gastar menos de 10 segundos pra entrar e menos de 5 segundos pra sair! Liguem os cronômetros!!!! Ajuda muito antes, muito antes de entrar no carro já estar com a chave na mão. Nada de estar abrindo a bolsa e procurando parada na porta do carro! Ao entrar, trave as portas, ligue o carro e saia. Esqueça as orientações da escola de trânsito e vá colocando o cinto pelo caminho! E nunca, nunca vá em direção ao carro se houver algum suspeito próximo. Volte ao shopping, ao supermercado, ao restaurante e aguarde ou peça ajuda de algum segurança. Escute seus instintos!!!!

Antes de descer do carro, posicione suas bolsas e sacolas já no banco do carona. Ah! Nunca ande com nada em cima do banco pra não chamar a atenção dos bandidos! Tudo deve ficar acomodado no tapete do carro, de preferência no banco de trás! Não coloque na mala; é mais tempo perdido!! Evite expor GPS, DVD player das crianças...Solte o cinto, pare o carro, rapidamente pegue as coisas e saia. Ah! Sempre olhe a redondeza antes de parar! Se houver algum elemento suspeito, dê a volta, ligue pro porteiro/marido/polícia...

Naquelas situações em que estamos sozinhas e temos que colocar a criança/bebê na cadeirinha (poxa, nessas horas a babá, mãe ou marido quebram um galhão!), deveríamos entrar com ela no banco de trás, afivelá-la e depois se mudar pro banco da frente. Tudo com as portas travadas! A mesma coisa pra descer. Aquele nossa hábito de ficar na rua, colocando o pequeno, com a bolsa a tiracolo... Esqueça! Alvo fácil pra todo tipo de desocupado.

Mas se, se acontece o pior e o bandido anunciar o assalto? Lembre-se que ele deve estar tão nervoso quanto você então, nunca, nunca reaja. Tente manter a calma, cabeça baixa, sem movimentos bruscos e não tente fazer nada. Primeira coisa: coloque as mãos em uma situação em que ele possa ver. Isso sinaliza rendição. Não tente negociar nada: bolsa, documento... Caso a criança esteja no banco de trás, informe e peça pra retirá-la. Não é interesse de nenhum marginal levar a criança junto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário