Se tem uma brincadeira que eu amava quando era pequena era pular amarelinha. Bem, naquela época, aqui em Maceió, a gente chamava mesmo era de avião! Não importa como vocês chamam, mas é garantida a diversão! O legal é que não precisa de muito espaço e tem custo zero: pode usar giz, caco de telha e até riscar com os dedos na areia mesmo!
A regra é simples (pra quem- duvido!- não lembra): Tira-se na sorte quem vai começar. Cada jogador, então, joga uma pedrinha, inicialmente na casa de número 1, devendo acertá-la em seus limites. Em seguida pula, em um pé só nas casas isoladas e com os dois nas casas duplas, evitando a que contém a pedrinha. Chegando ao céu, pisa com os dois pés e retorna pulando da mesma forma até as casas 2-3, de onde o jogador precisa apanhar a pedrinha do chão, sem perder o equilíbrio, e pular de volta ao ponto de partida. Não cometendo erros, joga a pedrinha na casa 2 e sucessivas, repetindo todo processo.
Ganha o jogo quem primeiro alcançar o céu.
Pras mamães em áreas de chuva ou com neve que não dá mesmo pra sair de casa, pode-se organizar o tapetinho dos pequenos no formato de um avião! Não fica igual, mas dá pra brincar bem. Ah! E cabe em qualquer corredor!
Nenhum comentário:
Postar um comentário