segunda-feira, abril 01, 2013

Buchudinhas X Acima do Peso

Não é fácil estar grávida e bem acima do peso. Uma pessoa que engravida já acima do peso sofre, mas e quem era "normal" ou apenas "gostosona" e ganha 5, 10 quilos logo no início da gestação? Vários fatores como hereditário, medicamentoso (algumas mulheres precisam tomar progesterona), sedentarismo ou alimentar podem contribuir pro ganho de peso no início da gestação, mas deve-se ter muito cuidado. O risco de elevação da pressão arterial, diabetes gestacional, eclâmpsia... é real. Hoje preconiza-se que a gestante ganhe entre 8-12 quilos, ou seja ganhar 10 quilos enquanto seu bebê é do tamanho de uma azeitona não justifica. Vamos a algumas dicas pra ajudar no ganho de peso:

Nem toda gestante vai poder se exercitar durante a gravidez, mas se não houver contra-indicação nada impede que a faça. Flávia Sampaio é exemplo disso, continua malhando até agora com 5 meses de gestação (olha ela aí na foto) e Daneilla Cicarelli confesou ter dado uma corridinha na manhã em que a filha nasceu! Eu mesma malhei pela manhã às 7h e Leonardo nasceu às 19h do mesmo dia! É conversar com seu médico pra ver a possibilidade de se mexer: caminhada, pilates, hidroginástica, ioga...

A dieta é o ponto mais importante! Acho o acompanhamento com uma nutricionista fundamental. Fazer 6 refeições ao dia, com muitas frutas, verduras, carnes magras, grãos integrais, iogurte desnatado... Muita, muita água. Pouco sal, conservantes, corantes, ou seja, evite ao máximo produtos industrializados. Elimine doces e refrigerantes. Invista em sucos, fibras e suplementos importantes pra formação do bebê como ácido fólico, vitamina c, ômega 3...

A retenção incomoda mais no final de gestação, mas não tenha dúvidas que isso soma "quilos" na balança e incomoda: pés inchados, celulite, bochechão, nariz de batata... Volto a dizer: pouco sal, muito líquido. A atividade física ajuda e a drenagem linfática também. Pergunte ao seu médico se pode fazer as sessões e procuro uma fisioterapeuta com especialização em dermato funcional. nada de fazer com massagistas peroamordedeus! Não se fica de bruços nem se massageia barriga e seios, ok?

As roupas: ok, você já está acima do peso, o quadril enorme, os seios gigantes... Dá pra disfarçar? Sim. Evite roupas justas que marcam demais, mas também não use nada folgado demais. Acho que o balanço entre as duas peças é o segredo de um look harmonioso. Gosto muito da combinação de blusa soltinha com corte império (abaixo dos seios) e legging. Sutiã e calcinha correta sempre. Sim, preto ajuda. Sim, um make marcando olhos com um blush marcando as bochechas traz vida e afina o rosto. Rabo de cavalo estica. E a dica mais importante: sentir-se bem com o que está vestindo. Sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário