quarta-feira, julho 11, 2012

Pele de Mãe: Acrocórdons

Andam aparecendo uns "sinais de carne" bem pequeninos em você? Sabe, aqueles molinhos e penduradinhos? O nome dele é acrocórdon e dificilmente vem sozinho! O danado é molinho porque ele é feito de tecido de colágeno frouxo envolvido por pele.

Gostam de aparecer em área de dobra, então são muito comuns nas pálpebras, pescoço, axila e virilha, mas podem se localizar em qualquer outro lugar. Parece haver uma herança hereditária e pioram muito na gestação! Tanto aparecem novos "amigos" como podem crescer. Pros maiores, mudamos até o nome, passamos a chamá-los de fibroma mole ou molusco pêndulo (não, não tem nada a ver com aquele outro molusco!), mas na verdade todos tem a mesma origem.

O tratamento costuma ser simples: pros menorzinhos fazemos uma cauterização química ou crioterapia ou podemos retirá-los com uma tesourinha, que exige apenas anestesia tópica (com creme). Já pros maiores, eletrocauterização ou uma pequena cirurgia mesmo.

Se é bom retirar? Sim, além do risco da base deles torcer (às vezes enroscam numa volta ou colar), pode inflamar (ao roçar no tecido da roupa ou suar) e, pior, crescer. Muito. Esteticamente ficam feios, apesar de não haver risco de malignização.

Hoje já existem alguns estudos mostrando uma relação entre o aparecimento de acrocórdons e resistência à insulina e síndrome metabólica, ou seja, diabetes, dislipidemia (aumento do colesterol e triglicerídeos) e obesidade. 
Fonte: Estética e Saúde, Anais Brasileiro de Dermatologia

5 comentários:

  1. Oi Doutora. Eu tenho notado o aparecimento desses sinaizinhos na minha pele. Os pequenos eu consigo tirar mas um em especial tem me deixado preocupado. Ele esta situado na região da virilha e esta muito grande se comparando aos outros. seria necessaria a extração dele? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como consegue eliminar os mais pequenos????E deixam marca??

      Excluir
  2. Não tem como parar o aparecimento destes fibromas? Eu os tiro e, passado algum tempo, eles voltam a aparecer...
    Os médicos credenciados ao meu plano de saúde se recusam a fazer o procedimento pelo plano. Alegam ser procedimento estético.

    ResponderExcluir
  3. Tenho alguns e gostaria de tirar.
    Quanto custa???

    ResponderExcluir