terça-feira, julho 10, 2012

Cólica X H. pylori


O estudo é pequeno, mas vai dar pano pra manga... 55 bebês diagnosticados com cólica do lactente participaram de um estudo caso-controle, na Arábia Saudita.
O estudo envolvia bebês cujas idades variavam entre 2 semanas a 4 meses e eles preenchiam os critérios modificados de Wessel (por exemplo, choro por mais de 3 horas por dia, por mais de 3 dias na semana) e  30 bebês saudáveis no grupo controle, sem história de cólicas. Investigou-se a relação entre o Helicobacter pylori e as cólicas infantis.

Pesquisou-se a presença da bactéria através do teste de antígen fecal para diagnóstico de Helicobacter pylori nas fezes dos bebês. Dos 55 pacientes com cólica infantil, 45 (81,8%) tiveram resultado positivo para H. pylori; dos 30 controles saudáveis, 7 (23,3%) foram positivos para H. pylori.

Concluiu-se, então, que a infecção por H. pylori pode estar associada à cólica do lactente e pode ser um fator causal para tal patologia. Outros estudos também já chegaram a esta mesma conclusão. A presente pesquisa não encontrou relação entre a intensidade das cólicas e a concentração de H.pylori nas fezes. O tipo de alimentação usada pelos bebês (aleitamento materno exclusivo, fórmulas lácteas ou leite materno e fórmulas lácteas) não foi associado à presença de cólicas infantis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário