sexta-feira, novembro 07, 2014

Aftas X Mel

Sabe as aftas? Aquelas ulcerações que costumam aparecer nas genivas e até na língua? A revista Quintessence International, traz um estudo comparando a eficácia do mel como um tratamento tópico da úlcera  aftosa recorrente em uma coorte saudita.
Um estudo clínico, cego, randomizado e controlado foi realizado. Os parâmetros clínicos (tamanho da úlcera, escala de dor, grau de eritema e cura) foram registrados tanto no início quanto durante o período de acompanhamento.

O estudo foi conduzido em dois centros clínicos sauditas de setembro de 2012 a outubro de 2013. O pesquisador El-Haddad e colaboradores acompanharam 94 indivíduos participantes que apresentaram 180 pequenas ulcerações aftosas recorrentes. O tratamento das úlceras foi dividido em grupos que receberam mel (34 pacientes com 67 ulcerações), corticosteroide tópico/triancinolona acetonida (30 pacientes com 57 ulcerações) e tratamento com pomada em orabase (30 pacientes com 56 ulcerações) aplicados topicamente nas úlceras, três vezes ao dia. Houve diferença estatisticamente significativa entre o grupo tratado com mel e os outros dois grupos em termos de redução do tamanho da úlcera, dias de dor e grau de eritema

Os resultados mostraram que o uso de mel foi eficaz e seguro na redução da dor, do tamanho e do eritema das lesões!

Nenhum comentário:

Postar um comentário