quarta-feira, maio 14, 2014

Buchudinhas: Como saber se está tudo bem no primeiro trimestre?

A menstruação atrasou, você fez um teste de farmácia e deu positivo. Pronto, você já se sente mãe! Mas como saber se está tudo bem com o bebê nos primeiros 3 meses, enquanto ele ainda não se mexe? Bem, essa é uma dúvida e motivo de angústia para a maioria das mulheres!

A primeira coisa que deve ser feita é o exame de sangue, o Beta HCG. A menstruação pode atrasar por vários motivos e, apesar dos testes de farmácia serem bem seguros (entre 95-99%) é melhor confirmar no teste laboratorial.

O resultado sairá no mesmo dia e você já pode agendar a sua primeira consulta pré-natal. Caso a consulta demore alguns dias pra acontecer você pode se adiantar e fazer o primeiro ultrassom do bebê. Este é de fundamental importância pra descobrir 3 coisas: (1) se o bebê está no local certo, ou seja, dentro do útero (não são raros os casos de gravidez ectópica ou gravidez molar) e (2) se é apenas um embrião ou se você terá gêmeos, trigêmeos e (3) a idade gestacional correta. Se você já viu o coração de seu bebê batendo existe 97% de chances que essa gravidez prossiga até o fim!

Na consulta pré-natal o médico vai te pedir vários exames de sangue, incluindo hemograma, ferro, ferritina, glicemia, exames da tireoide, fator Rh e as sorologias, pra saber se você já teve ou tem doenças como rubéola, toxoplasmose, aids, sífilis... Esses exames avaliam a saúde da futura mamãe e serão repetidos com frequência. 

O segundo ultrassom deve ser realizado entre 12 e 14 semanas de gestação e se chama translucência nucal, a medida de uma dobra específica na nuca do bebê e a verificação do osso nasal- para detectar sinais de problemas genéticos como a síndrome de Down. Os primeiros movimentos do bebê (parecem uma borboleta dentro da barriga!) iniciam entre 18 e 20 semanas. Se você não é mãe de primeira viagem, ou seja, já sentiu essa gostosa sensação antes poderá senti-los já na 15° semana! A partir daí ficamos mais tranquilas porque passamos a senti-lo dentro de nós! E, preparem-se, esses movimentos leves e discretos vão virar pontapés e socos bem fortes em breve!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário